ENTREGA DE CERTIFICADOS DE MÉRITO NO ÂMBITO DO PROJECTO MOZLAND (TERRA SEGURA)

>
ENTREGA DE CERTIFICADOS DE MÉRITO NO ÂMBITO DO PROJECTO MOZLAND (TERRA SEGURA)

Temos o imenso prazer de compartilhar que concluímos com êxito o projecto de Administração de Terras (Mozland Terra Segura), que foi implementado pelo Consórcio ETOP, IGNFI, METOP para a Delimitação Comunitária e Regularização de Terras, nas Províncias de Manica e Sofala.

Para celebrar este marco significativo, realizamos um evento especial de entrega de certificados de mérito, onde reconhecemos e premiamos os melhores colaboradores que se destacaram ao longo do projecto. A dedicação e o empenho de cada membro da equipe foram fundamentais para o sucesso do projecto, e estamos extremamente orgulhosos de todos. Juntos, fizemos a diferença e contribuímos para garantir a segurança e os direitos das comunidades sobre suas terras, promovendo o desenvolvimento sustentável e a justiça social. Parabéns a todos os premiados e um agradecimento especial a todos os envolvidos por seu trabalho árduo e compromisso! Continuaremos a avançar com a mesma determinação em futuros projectos.

...
PROJECTO TERRA SEGURA

Concebemos a atribuição de títulos de Direito de Uso e Aproveitamento de Terra (DUAT) aos residentes da localidade-sede do distrito de Zavala, Província de Inhambane. A entrega foi precedida pela Secretária de Estado da Província de Inhambane, Ludimila Maguni, no dia Mundial da Terra.

Na mesma ocasião os residentes pediram ao Governo para não parar com o projecto “Terra Segura”, alegadamente porque através dele, a produção agrícola galvaniza e resolve vários conflitos de terra, muitos deles resultantes de indivíduos que se apropriam do espaço físico dos nativos, sem nenhum acordo com eles.
De referir que desde o início do projecto “Terra Segura”, uma iniciativa presidencial em curso desde 2015, foram entregues, em Inhambane, mais de 152 mil títulos, beneficiando cerca de 160 mil famílias.

...
Dia dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG)

No dia 18 de Novembro de 2020 comemorou-se o dia dos Sistemas de Informação Geográfica, conhecido mundialmente como GIS Day (Geographic Information System Day).

Nesse âmbito, participamos de uma exposição gerenciada pela Agência Nacional de Desenvolvimento Geo-Espacial, que teve lugar na Universidade Eduardo Mondlane, com o objectivo de destacar a importância dos SIG, as suas aplicações no mundo real, divulgando as suas potencialidades e contributos.

Levantamento Topográfico do Campus Principal da UEM

Tivemos a oportunidade de liderar o trabalho de levantamento topográfico do Campus Principal da UEM, que teve como objectivo a actualização do actual Plano Director do Campus Principal. O trabalho foi realizado conjuntamente pela Direcção de Infraestruturas e Manuntenção (DIM) e o curso de Ciências de Informação Geográfica da Faculdade de Ciências.

Com recurso aos nossos aparelhos de alta precisão, fizemos o levantamento topográfico que irá permitir obter informações relativas a localização das infraestruturas, a partir do telefone ou outro dispositivo com acesso à Internet.

MAIS DE CEM MIL AGREGADOS FAMILIARES RECEBEM TÍTULOS DE DUAT NAS PROVÍNCIAS DE MANICA E SOFALA

Decorre nas províncias de Manica e Sofala, a entrega de 169 519 Títulos de Uso e Aproveitamento da Terra, como resultado de implementação do projecto de Administração de Terras (Mozland Terra Segura).

As cerimónias de entrega contam com a participação dos representantes do governo distrital, que se fazem acompanhar dos vários líderes comunitários, representantes do Consorcio ETOP,IGNFI, METOP, e diversos intervenientes das comunidades selecionadas para o efeito. Foram mais de 120 comunidades dos dez distritos selecionados que se beneficiaram do processo de registo sistemático do Direito de Uso e Aproveitamento de Terras, nomeadamente: Barué, Guro, Manica, Macate, Gondola, Sussundega e Vanduzi na província de Manica; Caia, Chemba e Maríguè na Província de Sofala.

Os distritos seleccionados, fazem parte do Lote II, fase I, e já foram entregues 30 481 títulos DUATs precisamente em Guro, Barué e Manica, estando prevista para a presente entrega, onde tem como meta a entrega de 200 000 DUATs. No contexto do lote atribuído ao Consorcio (METOP, ETOP e IGNFI) a meta foi de delimitar 120 áreas ocupadas pelas comunidades locais e regularizar 200.000 parcelas ocupadas segundo normas e praticas e/ou de boa fé. O projecto Mozland, insere-se no Programa Terra Segura, implementado pelo Governo de Moçambique, com o apoio do Banco Mundial, e com a meta de até 2024, regularizar dois milhões de DUAT’s e delimitar 1.200 áreas ocupadas pelas comunidades locais em 71 distritos selecionados em todas as províncias do País.

...
...
...